Cada história comovente traz por si enredos e elementos extraordinários. O grau de compreensão da história depende da atitude, da curiosidade e do nível de exploração de quem a interpreta. Caminhando pelas ruas e becos, podemos ver pessoas vestidas com o seu estilo próprio e usam roupas com logótipos de marcas variadas, mas o que nós realmente sabemos sobre a história da criação das marcas?
Nos últimos anos, o governo da RAEM tem envidado esforços no sentido de promover o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas, surgindo assim várias marcas de moda originais e independentes no território. Por esta ocasião, a Galeria de Moda de Macau continua, este ano, a organizar a “História das Marcas 2018 – Exposição de Vestuário Original de Macau”, dispondo de um espaço para que as marcas originais de Macau possam contar as suas histórias ao público, mediante uma recolha pública de histórias das marcas, seguido de uma avaliação e selecção.
Esta exposição contará com a presença de seis marcas de moda: I.N.K, Jade.L, alexis jordan, Nega C., Denim works e ella épeler, estando disponível para venda das obras das marcas participantes. A exposição será dividida em três fases, cada uma composta por duas marcas. Na primeira fase, serão apresentadas a I.N.K com o estilo de rua popular e a JADE.L com o estilo neutro. A segunda fase contará com a alexis jordan do espírito metropolitano e a Nega C. do estilo doce e romântico. Na última fase, serão exibidas a Denim works com tecnologias específicas de produção de jeans e a ella épeler com ilustração e totem.
História das Marcas 2018 – Exposição de Vestuário Original de Macau:
I.N.K Tema da exposição – “BATTLE: Expedição”:
Esta vez, com o conceito de “Capítulos”, a marca I.N.K utiliza a forma de secção para “compor” séries de temas, a fim de substituir a apresentação de “Primavera, Verão/Outono, Inverno”, esperando expressar de forma mais completa a história. A inspiração do tema é proveniente do uniforme militar da década 50; os designers utilizaram o “humor” do desequilíbrio em comprimento, do conflito de proporção e do deslocamento de design para redefinir a moda de uniforme militar sério, transformando arbitrariamente as argolas e as fivelas equipadas em cinto do estilo de uniforme militar em acessórios brilhantes.
Além de mostrar o espírito de exército tenaz, a exposição desta vez também inclui os elementos da cultura musical Hip-hop, ou seja, battle improvisado da rua, sendo um intercâmbio para ganhar aplausos do público. A série de vestuário na exposição integra música Hip-hop, graffiti e cultura desportiva na criação, bem como combina o estilo de corte da década de 90 com a cultura musical Hip-hop.
A série de vestuário utilizou as cores militares, tais como verde de selva, vermelha de cinábrio, cinza de casaco quebra-vento e preto do céu noturno; em relação aos materiais, o casaco militar utilizou alpaca macia, e as calças de skate adoptaram denim casual, com a camisola encapuçada de algodão confortável, misturando um estilo moderno da cidade de lazer. Os casacos clássicos da “Força aérea MA1” e da “Força aérea M65”, através da nova transformação de náilon flexível, quebraram a impressão pesada e inflexível do uniforme militar.
Além disso, a série de vestuário desta estação usa a decoração floral com característica de Macau como o tema da primeira série de vestuário, mostrando a base cultural da marca de moda de Macau. Os designers herdaram os sentimentos, moda e estilo de vida de Macau, para simbolizar a tremulação da bandeira de moda, e anunciar o início oficial da “expedição” da marca.
JADE.L Tema de exposição -“Gentlewomen”:
A inspiração da série é proveniente do feminismo do século XIX; sob a influência do estilo de vestimenta dos homens, o estilo de vestimenta das mulheres tornou-se gradualmente neutralizada, reduzindo o estilo de vestimenta “restritivo” do passado.
Com referência do estilo de vestimenta dos cavalheiros britânicos daquela época, o casaco e o manto foram utilizdos no design de detalhes de vestuário feminino da série, esperando integrar a graciosidade das mulheres e o estilo conciso; o material de lã de dupla face no tecido principal mostra uma visão dupla de névoa, que é às vezes clara e às vezes indistinta; e a cor amarela-cinza passa toda a série, mostrando a sensação caótica e enevoada.
A estrutura espacial desta exposição parece um ambiente neblioso no desenvolvimento industrial; combinando com as cores ricas de trigo e linho, sob o brilho solar, cria-se um espaço amarelado e quente, para que os visitantes se sentissem como no século XIX, à era misteriosa e simples, experimentando a integração da moda e clássico.