Tendo apoiado o design de moda de Macau ao longo de cinco anos consecutivos, a Galeria de Moda de Macau tem o prazer de lançar o “Moda‧Momento de Encontro”—5.º Desfile dos Trabalhos de Moda do Programa de Subsídios à Criação de Amostras de Design de Moda, com o intuito de mostrar os excelentes trabalhos do “Programa de Subsídios à Criação de Amostras de Design de Moda 2017” do Instituto Cultural e partilhar os frutos do progresso dos designers de moda de Macau.
Além de ter uma imaginação fértil, um designer bem-sucedido tem de dominar a arte da costura e o conhecimento das cores dos tecidos. Um excelente designer não só se dedica ao desenho, mas também deve aprender a “ler mentes” para conhecer o mercado e a psicologia dos consumidores, utilizando o seu design para criar os estilos, atitudes e desejos necessários do público. É essencial adoptar as estratégias de marketing reconhecidas pelo mercado para formar uma indústria e alcançar um desenvolvimento sustentável.
Nesta exibição serão apresentadas as obras de oito (grupos de) estilistas: Leng Carmen, Cheang Man Cheng e Mac Chi Lon (grupo), Tam Chi Kit, Wai Chin Seong, Siu David, Cheang Chi Tat, Lo Ka Heng e Choi Wai Leng (grupo), Wong Ha e Cheong Kuan Peng (grupo). Os trabalhos exibidos passaram por duas fases de selecção e assim se distinguiram entre montes de obras. A exibição apresenta, de forma estática, dois conjuntos seleccionados da colecção de cada estilista, abrangendo os seguintes gêneros: roupa familiar, roupa de malha na moda, vestuário feminino de fantasia, estilo de rua, vestuário desportivo de estilo vintage, vestuário feminino romântico e moda neutra, entre outros.
Em 2013, o Instituto Cultural do Governo da RAEM lançou o “Programa de Subsídios à Criação de Amostras de Design de Moda”, com o objectivo de promover a criatividade do design de moda local, encorajar os designers de moda a inovarem e a elaborarem planos de marketing viáveis e adequados, bem como estimular os membros da indústria para se envolverem em actividades comerciais ou exibições de moda locais e estrangeiros, aumentar a visibilidade e a competitividade, assim como impulsionar o desenvolvimento da indústria de design de moda de Macau.